terça-feira, 23 de junho de 2009

Conteúdo Digital



Palestra de José Carlos Aronchi esclarece dúvidas sobre o tema

Chegou à Natal, nesta última quarta-feira, 17, para participar da banca de avaliação dos novos profissionais do corpo docente do curso de radialismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Professor José Carlos Aronchi de Souza. Ex-Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Carlos ministrou nesta quinta-feira, 18, às 19h30min, uma palestra para os estudantes de Comunicação sobre as perspectivas da TV digital no Brasil.
José Carlos é profissional da área televisiva e de comunicação, doutor, mestre e bacharel em cursos da área de comunicação, professor de telejornalismo, direção de produção e projetos em televisão e é especialista em produção de programas de conteúdo digital e interativo. Foi pioneiro ao lançar, em 2004, o livro ‘Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira’, sendo este, o único livro já lançado em português a tratar de técnicas de produção para estruturação de programas. Em 2005, lançou ‘Seja o primeiro a saber’, um livro que comenta o desenvolvimento da rede de TV americana CNN, debatendo os conceitos de hegemonia e geopolítica na globalização.
Especialista em TV digital, esteve em mais de trinta países desenvolvendo estudos e trabalhos na área, Aronchi teve como foco principal de sua palestra o conteúdo digital e formatos interativos para TVD e EAD da AD Digital. Ele ensina a identificar as características dos diferentes gêneros de programa de televisão e a se familiarizar com a multiplataforma (dispositivo que possibilita a multiprogramação e a multiaula digital). Segundo Aronchi, a TV digital corresponde ao mercado do futuro: “As universidades privadas passarão a investir em cursos à distância. Estas aulas poderão ser assistidas em qualquer lugar, através do celular, mp3, Televisão...”.
O professor afirma que a tecnologia será disponibilizada em Natal apenas em 2010, devido a critérios utilizados como questões técnicas de relevo pouco acidentado e emissoras com maior mercado publicitário. Estes fatores foram determinantes quanto à priorização da chegada desta nova tecnologia de informação. Aronchi é paulista, mas afirma que é no nordeste que estão os grandes responsáveis pelo desenvolvimento do conteúdo digital no Brasil e questiona nossa dependência quanto ao eixo Rio-SP; uma vez sendo as universidades nordestinas (UFPB e UFRN) grandes colaboradoras do projeto.

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