domingo, 28 de junho de 2009


A Conferência Nacional de Comunicação será um espaço público para a prática do exercício democrático com a finalidade de gerar abertura a várias discussões sobre a mídia e meios de comunicação. Baseada num caráter de participação popular e controle social, a conferencia é financiada com recursos da União.Tem como propósito reunir em uma única discussão representantes da sociedade, empresários e governos a fim de estabelecer políticas de Estado.
O poder executivo convocou e todos os órgãos e movimentos que lutam pela democratização da mídia estão envolvidos na realização da Primeira Conferência Nacional de Comunicação. São várias as entidades engajadas em prol da questão, está entre eles a Fenaj, o Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), a CUT, o Conselho Nacional de Psicologia, o Coletivo Intervozes, o PT, os Sindicatos dos Jornalistas de todo Brasil (incluindo o Sindjorn), a Fitert (Radialistas), Abraço (Rádios Comunitárias), dentre outras.
Os empresários são os mais relutantes quanto à discussão, pois eles quem detêm o poder da informação de interesse da sociedade, talvez, por isso, eles tenham ocultado durante tanto tempo a intenção do debate na conferência. O monopólio midiático que assola o setor de comunicação no Brasil restringe e torna a informação recebida pelo público, uma informação medíocre. Todavia, os empresários vêem-se agora, na obrigação de assumir o papel de participantes da discussão, uma vez sendo eles maiores interessados num debate esclarecedor sobre as tecnologias emergentes como, por exemplo, a TV Digital e toda a plataforma de novidades tecnológicas que estão afogando o público do mercado midiático.
Agora que o Executivo já não mais reluta e decidiu opinar pela realização da conferencia, é a hora de esperar para colher os bons frutos (ou não) da discussão, em prol de uma comunicação de qualidade no nosso país, realizada pelas principais organizações nacionais.

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